top of page

Tudo o que precisa saber antes de declarar o carro no Imposto de Renda 2022.


Chegou a hora de prestar contas ao Leão — e o seu carro, claro, faz parte disso. A declaração do Imposto de Renda 2022 começou no dia 1 de março e precisa ser realizada até 23h59 do dia 31 de maio. Mas quem precisa declarar o IR? Aposentado do INSS, servidor público ou assalariado com renda acima de R$ 28.559,70 em 2021.


O fato é que declarar um carro não é difícil, mas o formulário para preencher tem muitos detalhes que podem gerar dúvidas ao contribuinte. Para te ajudar, conversamos com Valdir Amorim, coordenador editorial da consultoria IOB. O especialista deu dicas valiosas que podem te ajudar a não cair na malha fina.


Como declarar o carro no Imposto de Renda 2022?

  1. É necessário baixar o aplicativo do IRPF 2022 no computador ou no celular. Se você nunca declarou ou não salvou as informações do ano passado, é necessário abrir o aplicativo da Receita Federal, clicar em “Iniciar Declaração em Branco” e preencher seu CPF e nome completo.

  2. Selecione o ícone de “Bens e Direitos”. Na tela de “Bens e Direitos”, clique em “Novo”. Em “Código”, procure pelo 21 - Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.

  3. No campo "Discriminação", informe os detalhes dessa aquisição: dados de quem você comprou o carro (pode ser empresa ou pessoa física), a marca, o modelo, o ano de fabricação, a placa, a data e a forma de aquisição (se for financiamento, é necessário informar a quantidade de parcelas), além do Renavam.

  4. No campo "Situação em 31/12/2021" coloque o valor total pago pelo bem até 31/12/2021. Mas não atualize o valor do bem a preço de mercado. Continue informando o preço de aquisição, até que este veículo seja vendido, quando então você dará baixa na ficha "Bens e Direitos". Observação: Se o veículo foi adquirido em 2021, informe o valor pago até 31/12/2021 no campo "Situação em 31/12/2021" e deixe em branco o campo "Situação em 31/12/2020".

  5. Assim, é só clicar em “Ok” que o arquivo será salvo.

Como declarar um carro financiado no Imposto de Renda 2022?

Quando se trata de financiamento em que o bem é dado como garantia do pagamento (alienação fiduciária), não é necessário informar o empréstimo no quadro "Dívidas e ônus Reais". Basta seguir o passo a passo da resposta acima.

Vale lembrar que se o carro for financiado, é necessário somar o valor da entrada e de todas as parcelas pagas até aquele momento no campo “Situação em 31/12/2021”- não só o valor pago em 2021, mas a quantia total paga até o ano passado. Só coloque o valor total do bem se o pagamento tiver sido à vista.

Como declarar um carro para PCD no Imposto de Renda 2022?

No caso de pessoas com deficiência (PCD), que podem ter um desconto no momento de comprar um carro, não existem diferenças no momento da declaração. Basta incluir no campo “Discriminação” o motivo de aquela aquisição ter sido feita com desconto.

Tenho um plano de carro por assinatura, preciso declarar o serviço?

Como o carro não é seu, não precisa declarar. Se você quiser registrar esse gasto, basta ir em “Pagamentos Efetuados” e declarar o nome da locadora, o CNPJ e o valor pago para a empresa durante 2021. Use o código “Outros”. Mas Valdir Amorim já adianta: “Não tem benefício nenhum”.

Preciso declarar um carro roubado no IR 2022?

Sim. Também é necessário ir em “Bens e Direitos” e colocar o “Código” 21 - Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc. Em “Discriminação”, narre o fato: é necessário informar se o carro tinha seguro. Se sim, também informe o valor reembolsado. Deixe o campo “Situação em 31/12/2021” em branco.

Como declarar um carro que dei de presente?

Clique em “Doações Efetuadas” e coloque o “Código” 81 – Doações em Bens e Direitos. Será necessário informar o CPF e o nome do donatário (quem irá recebê-lo), além do valor do carro. Quem ganha também precisa declará-lo. Essa declaração só precisa ser feita uma única vez.

Como declarar um carro que ganhei de presente?

Vá em “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e selecione o “Código” 14 – Transferências Patrimoniais, doações e heranças. Basta colocar o valor do carro recebido em doação. Vale dizer que nos casos de doações, pode haver cobrança do imposto estadual.

Última dica: não esqueça do prazo. Atrasar o Imposto de Renda 2022 gera multa. O valor mínimo é de R$ 164,75, mas pode aumentar conforme o tempo. O dinheiro pode ser descontado direto da restituição.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page