Quem instala pneu run flat no carro pode rodar sem estepe?
- Rodrigo Barrago
- 9 de jan.
- 1 min de leitura

Para quem não conhece, os pneus run flat são aqueles com estruturas mais resistentes, capazes de rodar por até 80 km mesmo furados, desde que seja respeitado o limite de 80 km/h de velocidade.
Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas, explica que, de acordo com a Resolução Contran nº 913 de 28/03/2022, em carros que já vêm com os run flat de fábrica, não existe a obrigatoriedade de haver um estepe, mas sim de um “produto selante para pneus, em quantidade suficiente para o reparo de um pneu, acompanhado de dispositivo que permita insuflar o pneu à pressão prescrita para o uso temporário, em um período máximo de dez minutos”.
O que a lei demanda é a necessidade de uma bomba de selante, que vai lhe permitir ter mais segurança ao andar com o pneu furado. Porém, a Resolução trata apenas de modelos que já vêm com os run flat. Mesmo assim, Astolfi explica que “podemos entender que qualquer veículo que adote esta tecnologia deverá contar com a bomba de selante”.
Mas o que devemos levar em consideração é que os pneus run flat não podem ser colocados em qualquer carro. Para usá-los, é necessário que o modelo tenha suspensão e até rodas preparadas para o seu uso, já que terão outro tipo de solicitação e esforço em função dos pneus run flat possuírem menos flexibilidade, deixando para esses componentes parte do trabalho de absorver os impactos do piso. Por isso, é importante saber se o seu carro possui essa compatibilidade antes de trocar os pneus. Referência: quatrorodas.abril.com.br
Comments