Entenda por que a bateria do carro trabalha mais no frio.


O inverno é conhecido como um período em que as baterias “sofrem” mais. Acordar cedo para se deslocar, depois de uma noite fria, e ser surpreendido com a não partida do carro é algo que já ocorreu com a maioria dos motoristas. É natural que as primeiras partidas da manhã sejam mais prejudicadas no inverno ao invés do verão por uma série de questões. Os especialistas da DPaschoal e da fabricante de baterias Moura explicam porque isso ocorre.


O que acontece é basicamente uma reação em cadeia. No inverno, o óleo do motor apresenta maior viscosidade e exige mais energia do motor de arranque/partida para funcionar o veículo e, caso o percurso que o condutor vá seguir não seja o suficiente para proporcionar a recuperação de carga da bateria, o desgaste pode ser maior e até fatal para bateria em casos de baterias que estão com a capacidade de retenção de energia comprometida pelo tempo de uso.


Além de se esforçar para fazer o primeiro giro do motor, a bateria precisa da contribuição da câmara de combustão. Carros a álcool ou com tecnologia flex mais antigos contam com o reservatório de partida fria que ajuda o etanol na combustão. A grande questão é: há gasolina neste compartimento? Se existe, ela é de qualidade?


“Muitas vezes o motorista abastece o tanquinho no verão e só vai lembrar dele no inverno. Se a gasolina não for aditivada, é muito provável que ela acabe prejudicando a partida matinal. Combustível velho demora mais para queimar exigindo mais ainda da bateria, explica Emerson Salles, gerente de engenharia da DPaschoal. De acordo com o especialista, o ideal é fazer o descarte do combustível velho e substituí-lo preventivamente, logo no início do período com ocorrências de baixas temperaturas.


Atualmente, os carros flexíveis em combustível utilizam sistemas mais modernos para aumentar a temperatura do combustível ou a injeção direta no cilindro. Mas de qualquer forma, a bateria continua sendo como aquele ‘empurrão’ para o movimento inicial nas manhãs geladas.


De acordo com as instruções do fabricante das baterias Moura, é muito importante checar outros componentes do veículo, principalmente o alternador. Ele é o responsável por recarregar a bateria. Outra dica do especialista é não desligar e ligar o motor em congestionamentos e nunca dar partida no veículo com aparelhos eletrônicos ligados.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square