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Cárter: A peça-chave para a lubrificação e proteção do seu motor

Atualizado: 12 de set. de 2023


A boa lubrificação do motor é o que garante o funcionamento de forma adequada. A troca do óleo na frequência certa evita diversas dores de cabeça, que podem culminar na quebra de itens internos do motor.


Mas tem uma peça no sistema de lubrificação que pouca gente dá atenção, que é o cárter do motor. A manutenção preventiva e o funcionamento correto dessa peça garante a saúde do carro em dia.


O que é o cárter do motor?

É no cárter do motor que todo o óleo lubrificante é armazenado quando o carro está desligado e frio. É este material que é responsável pela lubrificação das partes móveis do propulsor, como pistões, bielas e virabrequim, a manutenção da temperatura e a redução do atrito entre os componentes do motor.


A importância do cárter do motor

Scopino também diz que cárter tem outra função, a de arrefecer o lubrificante. “O óleo do motor esquenta muito, então o cárter é um trocador de calor natural que vai ajudar no controle da temperatura do lubrificante”, explica.


A vedação do cárter junto à parte de baixo do motor é fundamental para evitar vazamentos de óleo e, desta forma, deixar o propulsor sem a devida lubrificação. Sem ela, as partes móveis vão se desgastar mais rápido, trabalhar em uma temperatura mais alta do que adequada e pode até causar quebras dessas peças, culminando no fundimento do motor.


Funcionamento e componentes

O cárter do motor é uma bandeja que fica presa à parte de baixo do motor. A bomba de óleo fica logo acima e usa um “pescador” para pegar o lubrificante e enviar para as partes mais altas do propulsor através de dutos.


Outra forma do óleo lubrificar o motor é ficar em contato com o virabrequim, que gira logo acima do cárter. Com o movimento, a peça fica em constante contato com o fluido em todo seu corpo.


A saída do óleo para a troca é feita por um parafuso logo abaixo da peça. A drenagem pode ser feita por gravidade ou por sucção, dependendo da oficina que for fazer a substituição.


Como é feita a manutenção do cárter

O cárter do motor não é uma peça que precise de substituição e o normal é que dure ao longo da vida útil do carro. Também não há manutenção preventiva para a peça em específico, mas um cuidado geral com o motor evita problemas em todas as suas peças, inclusive o reservatório.


É importante trocar o óleo com a frequência indicada no manual do proprietário do veículo para evitar o acúmulo de borra e sujeira. Também vale observar o tipo de óleo usado, seguindo sempre a indicação do manual do proprietário do carro.


Se o proprietário deixar passar o tempo da troca, o lubrificante juntará sujeira, ficando cada vez mais grosso. Com isso, há a possibilidade de formar borras, inclusive dentro do cárter.


“A única manutenção é quando tem borra, aí precisa desmontar para fazer a limpeza. Outra manutenção é quando há vazamento de óleo pela junta ou pela cola. Há carros em que a junção do cárter com o motor é com junta, em outros as peças são coladas. Em caso de vazamento por essas junções, será preciso a desmontagem para a substituição dessa vedação”, diz Scopino.


Uma situação mais grave é se houver quebra da peça em uma batida por baixo, por exemplo. Em uma ocasião como esta, o óleo do motor costuma vazar.


“Um problema grave é que, como o cárter do motor fica na parte inferior e ele geralmente é feito de alumínio, metal fino ou plástico, ele pode cortar, quebrar e causar vazamento. Hoje os carros têm cárter de plástico para que fique mais leve e troque melhor o calor”, explica Scopino.


Em caso de um vazamento por quebra do cárter do motor, o melhor a fazer é parar imediatamente e chamar um guincho para que seja feita a substituição em uma oficina especializada e a colocação de um novo fluido lubrificante.


Fique de olho no óleo

Para evitar problemas no cárter e, por consequência, todo o motor, é muito importante checar o nível e o estado do óleo com frequência.


Para isso, o motor tem que estar frio, que é quando o lubrificante desce para o cárter. É preciso então puxar a vareta, limpar e colocar novamente. Quando puxar pela segunda vez, o nível do lubrificante tem que estar na faixa indicada no próprio medidor.


Caso o nível fique frequentemente baixo, o ideal é procurar um mecânico para ver se o óleo está sendo queimado junto com a gasolina ou se está vazando pelo cárter do motor.


Também é importante observar a cor do lubrificante. Se ele estiver amarelado é sinal de que, ou o óleo está em contato com o etanol, ou está se misturando com o aditivo de arrefecimento, problema mais grave que pode causar danos mais sérios ao motor.


Referência: autoesporte.globo.com

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