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Conversão de carros a combustão em elétricos, é possível?

  • Foto do escritor: Rodrigo Barrago
    Rodrigo Barrago
  • 27 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

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Os planos da Stellantis são de atingir a neutralidade em carbono até 2038. Porém, isso vai além do lançamento de novos veículos elétricos. A novidade é que a empresa, em parceria com o Senai está desenvolvendo um projeto de conversão de veículos a combustão em elétricos aqui no Brasil.


Inicialmente, o retrofit, como é chamado esse tipo de conversão, vai abranger somente comerciais leves.


O processo de conversão teve início no ano passado e usou os modelos Fiat Fiorino e Peugeot Partner Rapid. Na etapa atual, esses carros estão trocando seu trem de força a combustão e recebendo um kit de conversão e conjunto de baterias, que serão alocadas no compartimento de carga para não comprometer a estrutura do veículo.


A fase de testes será em vias públicas e começará em abril. A Stellantis disponibilizará os utilitários a clientes B2B selecionados, que rodarão aproximadamente 100 km por dia durante o expediente. Os dados coletados servirão para identificar os principais fatores técnicos e econômicos dos componentes e para ajustar quaisquer parâmetros, caso necessário.


O objetivo é oferecer uma alternativa mais barata e de qualidade assegurada pelos itens originais de fábrica, facilitando a homologação e tornando os carros mais seguros.


O projeto também conta com a parceria de outras empresas, como a Weg e a FuelTech, que já atua com convertendo veículos a combustão em elétricos. Ele está sendo executado através do Senai A3 da Rota 2030, programa de incentivo do Governo Federal para o desenvolvimento do setor automotivo. Para o futuro, a intenção é desenvolver um kit de conversão também para carros de passeio.


“Nesse momento, essa iniciativa está sendo desenvolvida apenas em frotas de veículos comerciais, mas a intenção é expandirmos para outros modelos, a fim de atender a todos os públicos nas próximas etapas”, disse o diretor dos Programas e Planejamento de Produtos da Stellantis para a América do Sul, Breno Kamei.


Se tudo sair como planejado e o feedback dos clientes forem positivos, a ideia é começar a comercializar o kit de conversão já em 2024. Porém, o Brasil está fora da lista dos primeiros que o receberão. A ideia é que ele seja vendido inicialmente na França e depois no resto da Europa, como informa a Stellantis.

 
 
 

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