top of page

Combustível do futuro: motor a gasolina tolera mistura de 35% de etanol?

  • Foto do escritor: Rodrigo Barrago
    Rodrigo Barrago
  • 1 de nov. de 2024
  • 2 min de leitura
ree

Na última semana, o Governo Federal sancionou a lei do combustível do futuro que, entre outras propostas, alterou a relação mínima e máxima de etanol na gasolina comercializada no Brasil. Antes da nova lei, o percentual de etanol permitido na gasolina era entre 18% e 27,5% da composição total. No novo texto, o percentual passa a ser de 22% a 37%, podendo alcançar 35% em 2025.


Apesar dos motores flex serem uma realidade bem consolidada no Brasil há algum tempo, motoristas de carros a gasolina podem temer os efeitos dessas mudanças no motor dos seus carros. Por isso, procuramos desmistificar se essa mistura pode ser prejudicial para durabilidade, desempenho e economia do seu carro.


Consumo será impactado

Respondendo à dúvida desses motoristas: não, o maior percentual de etanol na mistura com a gasolina não gera prejuízos a veículos mais modernos. Mas demanda atenção mais especial a proprietários de carros mais antigos, especialmente os carburados.


O que muda com o aumento da mistura de etanol na gasolina

O primeiro efeito sentido, seja para carros flex ou somente a gasolina, será o aumento no consumo. Isso se dá pela menor capacidade de combustão do etanol, que exige maior quantidade de combustível para gerar a potência necessária para o carro.


“O consumo volumétrico de etanol sempre será maior do que o do consumo volumétrico de gasolina pois o etanol apresenta uma densidade energética menor do que o da gasolina. Um litro de etanol conta com menos de 30% de energia se comparado com um litro de gasolina, em média”, explica Clayton Barcelos Zabeu, professor e pesquisador na área de Propulsão Automotiva no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).


Já o desempenho pode melhorar marginalmente pela maior octanagem do etanol, ou seja, sua capacidade de suportar compressão sem sofrer detonação. “Em alguns casos, o motor operando com etanol pode proporcionar potência máxima levemente maior do que com gasolina. É possível observar um crescimento de cerca de 1 a 2% de potência com o uso do etanol”, comenta Zabeu.


Atenção para carros mais antigos

Na questão da durabilidade, valem alguns pontos de atenção sobre o tipo de carro que será abastecido. Carros mais modernos que rodam somente com gasolina, toleram uma quantidade maior de etanol na mistura de combustível.


Para os mais antigos, deve-se tomar alguns cuidados para não sofrer com a corrosão de alguns materiais e da oxidação de peças metálicas, uma vez que o etanol da bomba é hidratado, ou seja, tem água na sua composição.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Deltabat Baterias
 
Loja Bonfim
Av. Dr Alberto Sarmento, 772
Bonfim - Campinas - SP
Tel (19) 3243-3746

Plantão Delivery
Whats (19) 97407-8254
Whats (19) 99353-5593

bottom of page