Carro com motor turbo flex funciona melhor com gasolina ou com álcool?
- Rodrigo Barrago
- 10 de fev.
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Com a modernização dos motores, a relação entre a taxa de compressão e o combustÃvel utilizado é diferente de décadas atrás. Como explica o especialista Erwin Franiek, presidente da SAE4Mobility, o etanol é mais bem aproveitado em taxas mais altas, mas isso não significa que um motor de taxa de compressão 10:1 não possa conseguir ter um bom rendimento com esse combustÃvel.
Atualmente, a grande maioria dos carros tem recursos como comandos de válvulas variável, turbocompressor, dupla sonda lambda e sistema de aquecimento de combustÃvel que permitem que o aproveitamento de ambos os combustÃveis seja bem parecido. O que vai influenciar é a maneira que você prefere dirigir.
Franiek explica que, considerando um motor flex com taxa 10:1 com injeção direta, turbo e sem o comando de válvulas variável, é possÃvel alcançar um bom proveito com os dois tipos de combustÃvel, mas para propósitos diferentes. Se quiser ter uma melhor economia no trânsito urbano, vá de gasolina. Mas se sua intenção é um carro mais potente para ultrapassagens ou para subir ladeiras com mais facilidade, então a melhor escolha é o etanol.
Referência: quatrorodas.abril.com.br