top of page

Veja 10 novos itens de segurança obrigatórios em carros no Brasil. Os preços vão mudar?

Atualizado: 30 de set. de 2022



As montadoras terão até 2030 para incluir em suas linhas de produção todos os 10 novos itens de segurança obrigatórios em veículos. A iniciativa faz parte do programa ‘’Rota 2030’’, projeto da indústria automotiva que visa diminuir o risco de vida de passageiros durante um deslocamento em automóveis.


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), atualmente, o Brasil é o terceiro país que mais registra mortes no trânsito. Apenas China e Índia estão à sua frente. É preciso considerar, porém, que não temos a terceira maior frota ou somos a terceira nação mais populosa do mundo.


Para tentar mudar essa triste estatística, nos próximos anos 10 novos itens serão obrigatórios nos carros. São eles: estrutura de proteção para impacto lateral, sistema eletrônico de controle de estabilidade, alerta para cinto de segurança desafivelado, proteção de impacto ao pedestre, repetidores laterais das luzes de seta, luzes de rodagem diurna, alerta de colisão, proteção contra impactos frontais em utilitários, câmeras de ré ou sensores de aviso sonoro e proteção de impacto lateral contra postes.


No entanto, esses novos itens de segurança podem deixar os automóveis ainda menos acessíveis, já que vão influenciar diretamente no preço. Os carros populares serão os mais afetados, tendo em vista que grande parte dos modelos mais luxuosos já contam com a maioria dos equipamentos que serão obrigatórios.


O tópico assusta todos os lados: compradores, montadoras e comerciantes. Basta olhar o exemplo do Fiat Mobi Like (R$ 65.890), um dos carros mais baratos do Brasil. Para adicionar controle de estabilidade e assistente de partida em aclive, o cliente precisa desembolsar mais R$ 697 pelo pacote Safety. Imaginando uma combinação de outros equipamentos, o valor do Mobi pode escalar e fugir da proposta de um carro familiar.


Os novos itens de segurança são importantes para que o número de óbitos no trânsito despenque consideravelmente. Os equipamentos foram escolhidos de acordo com os acidentes mais recorrentes em nosso país. Evidentemente, a redução também passa pela redução da idade média da frota brasileira, que tem aumentado desde o início da crise econômica.


Mesmo com o prazo de até o fim da década, as montadoras já devem começar a incluir equipamentos nos populares em 2024. O objetivo é não subir o preço de uma vez para não assustar o comprador.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page