Quanta potência o ar-condicionado pode roubar do motor do carro?



O consumo de potência depende de fatores ligados ao motor do carro e também à eficiência e potência do sistema de ar-condicionado. Pode-se dizer que varia entre 7,5 e 15 cv, de acordo com o engenheiro Erwin Franieck, da SAE Brasil.


Mas essa retirada pode ser atenuada nas acelerações para maximizar a disponibilidade de potência para uso no deslocamento. O carro automaticamente desativa o compressor do ar-condicionado para liberar potência, melhorando o desempenho.


Há modelos que vão além nesse controle, ajustando a carga do ar-condicionado para economizar combustível. São carros com compressor de ar-condicionado com deslocamento variável usado, por exemplo, em carros da Peugeot e Citroën. Neste caso, ele adaptará o volume de gás comprimido à necessidade do sistema de ar-condicionado. Na prática, funciona como os aparelhos inverter residenciais, que também são os mais eficientes.


São carros que possuem sistemas de gestão de energia. E há ainda uma exceção: quando o compressor tem acionamento elétrico e não eletromecânico, e não rouba potência alguma do motor.

Uma coisa interessante: quando o carro tem compressor com deslocamento variável a temperatura pode influenciar no quanto de potência o sistema rouba do motor. Contudo, em carros com sistemas convencionais, o compressor será acionado ou desacoplado conforme a temperatura da cabine. A velocidade do ar, porém, nunca influencia na potência ou no consumo do motor.


Por Quatro Rodas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square