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Dicas para encontrar uma boa oficina e fazer a manutenção do carro com segurança



1) Limpeza e organização

O fato de lidar com óleo e graxa não isenta a oficina de manter o ambiente limpo e arrumado, como recorda Antônio Fiola, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa). "Alguns critérios dessa decisão são semelhantes àqueles que usamos para escolher um restaurante", recorda o executivo.


Essa limpeza e organização também pode ser notada pelo cuidado com os macacões, afirma Wellyson Reis, gerente de comunicação do Grupo Oficina Brasil: "Uma oficina que deseja transmitir credibilidade não pode ignorar o potencial dos uniformes para a construção de uma imagem de seriedade, confiança e comprometimento".


Reis lembra ainda que o trabalho em oficina produz bastante sujeira e é fundamental ter esse cuidado. É por isso que cada vez mais estabelecimentos adotam pisos cobertos com uma camada grossa de tinta epóxi, que ajuda a manter boa aparência e limpeza.


2) Indicação de pessoas próximas

Pedir sugestões para parentes ou amigos é válido nesse momento. Grupos de Whatsapp do bairro ou condomínio sempre têm contatos das oficinas da área e muitas vezes dizem também onde não levar o carro por conta de alguma experiência ruim. Wellyson Reis também orienta a pesquisar sobre a oficina e conversar com alguém da equipe interna antes de deixar o carro. Ao pedir indicações num grupo, também se pode detalhar a demanda, ou seja, dizer que tipo de reparo o carro precisa. É o que se vê na dica a seguir.


3) Oficinas especializadas

Uma forma de obter bons preço e qualidade é buscar oficinas especializadas sempre que for possível identificar o problema, como ao trocar um pneu ou fazer alinhamento e balanceamento ao perceber o volante puxando para um lado ou vibrando. Por lidar basicamente com pneus e componentes de suspensão, essas oficinas conseguem realizar o serviço em menos tempo e com preços competitivos.


"Existem também aquelas dedicadas a motor e injeção eletrônica, câmbio, direção hidráulica e ar-condicionado", recorda o presidente do Sindirepa. Essa especialização pode ser também por nacionalidade, como as oficinas dedicadas a montadoras de origem alemã (como BMW e Mercedes-Benz) ou francesa (Peugeot e Renault).


4) Diplomas e certificados

Treinamento é essencial na capacitação dos mecânicos, até mesmo porque eles lidam com componentes ligados à segurança. Diplomas são um bom sinal e outras certificações também, entre elas a emitida pelo Instituto da Qualidade Automotiva (IQA). A partir de uma avaliação de mais de 130 itens, que vão da área de atendimento à gestão financeira, passando por gestão ambiental, o IQA emite um certificado acreditado pelo Inmetro. Embora não seja obrigatório, ele indica que a oficina adota bons processos.


5) Bons equipamentos

Já se foi o tempo em que a troca de velas, filtros e o ajuste do ponto de ignição resolviam metade dos problemas de um carro. As oficinas atuais precisam de bons scanners, equipamentos de diagnose capazes de encontrar de bate-pronto a origem de uma pane ou mau funcionamento. A quantidade de elevadores também pode determinar a rapidez do serviço: seu carro não terá de esperar a saída de outros até ser erguido e reparado.


Antônio Fiola afirma ainda que a cabine de pintura é essencial para os processos atuais de reparo, bem como equipamentos de solda modernos. "O método convencional [de oxiacetileno] tende a comprometer as chapas de aço", diz.


6) Atendimento

A cordialidade pode dizer muito sobre o que ocorrerá com seu carro deixado na oficina. "É importante quando um profissional dá a devida atenção ao cliente, informa sobre prazos e valores", recorda Fiola.


7) Ambientes separados

É desejável que uma oficina de serviços gerais tenha separação entre as seções de mecânica, funilaria, pintura, recepção e algum espaço para circulação. Até mesmo para evitar que o carro entre com um problema no motor e volte com um reparo na carroceria.


"Essa separação é desejável e necessária, até porque a presença de graxa e óleo pode comprometer a qualidade de outros trabalhos. Isso faz parte de um critério de organização e qualidade", lembra Fiola.


8) Serviço de entrega

Receber o carro de volta em casa ou no trabalho pode ser uma vantagem. Para alguns consumidores, ela é essencial. De acordo com Wellyson Reis, do Grupo Oficina Brasil, esse serviço teve crescimento durante a pandemia de Covid-19.


Fique de olho

É importante pedir um orçamento detalhado com preços de peças e mão de obra. Saiba que é comum surgirem problemas além daqueles previstos no orçamento. Procure ouvir o que a oficina tem a dizer e tente negociar novos prazos e valores.


De acordo com o IQA, todas as oficinas (mecânicas ou de funilaria e pintura) necessitam do alvará de funcionamento (expedido pela prefeitura local), alvará de bombeiro ou AVCB, que é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros local, mais licença ambiental em alguns casos. Ainda de acordo com o IQA, algumas prefeituras atrelam os três alvarás em um único como forma de facilitar a solicitação do empresário.


Existe ainda uma lei, de número 15297/14, que regulamenta as oficinas do Estado de São Paulo, por exemplo. Ela exige capacitação comprovada de um profissional responsável pelo estabelecimento.


Referência: autoesporte.globo.com

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