top of page

Como funciona um carro híbrido leve?


Nos próximos anos, o termo “híbrido leve” deve se popularizar no Brasil. Isso porque essa é a forma mais barata e simples de eletrificar um carro. Em outros países, é conhecida como Mild Hybrid ou MHEV.

Um carro híbrido leve tem consumo de combustível mais baixo em relação a um similar que utiliza apenas motor a combustão. E essa é a principal razão para a sua popularização no mundo.


Como funciona?

Ao contrário dos híbridos convencionais e plug-in, o motor elétrico não consegue tracionar as rodas sozinho em um híbrido leve. No máximo, dá uma ajuda momentânea, aumentando ligeiramente números de potência e torque em condições específicas, como ultrapassagens e retomadas.

Um exemplo é o sistema da Caoa Chery, que eleva o pico de potência de 150 cv para 160 cv. Mas isso também não é uma regra. Em outros casos, nem há aumento nesses números, como no Kia Sportage, que mantém a potência máxima em 180 cv independentemente da situação.

Em vez de um motor elétrico que consegue movimentar sozinho as rodas, um carro híbrido leve tem um pequeno gerador elétrico que também serve como alternador. O componente é capaz de carregar uma bateria auxiliar, que pode ser de 12 volts ou 48 volts.

Essa bateria, por sinal, serve para dar a partida no motor a combustão, manter velocidades de cruzeiro e acionar sistemas elétricos secundários.

Até por essa função menos crucial, a bateria é bem menor nos híbridos leves. Na verdade, mais se parecem com baterias convencionais.

Como comparação, os chamados híbridos convencionais usam baterias de 1 kW ou 2 kW, permitindo que os carros rodem alguns poucos quilômetros apenas usando a energia elétrica armazenada.

Já os plug-in têm kits de armazenamento de até 15 kW. Assim, o alcance no modo elétrico é maior – passa de 100 km nos modelos mais recentes e modernos.

Até pela diferença de propostas e simplicidade do sistema, o ganho no consumo de combustível também é menor nos híbridos leve. Aqui vão três exemplos.

O novo Kia Sportage roda11,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina, segundo o Inmetro.

Seguindo o mesmo padrão e com o mesmo combustível, o híbrido convencional Toyota Corolla Cross faz 17,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.

Por fim, o Jeep Compass híbrido plug-in chega a 25,4 km/l no ciclo urbano e 24,2 km/l no rodoviário, também considerando a gasolina como combustível.

De forma geral, a grande vantagem dos carros híbridos leves é conseguir reduzir o consumo de combustível sem exigir grandes investimentos. Assim, as fabricantes conseguem vender um modelo mais econômico sem elevar tanto o preço de venda.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page