Carro consumindo muito combustível? Veja possíveis causas.




Se as idas ao posto de gasolina estão mais frequentes do que já foram, algo não está certo com o seu carro. Alguns componentes do veículo podem aumentar o consumo, tornando os reabastecimentos mais frequentes.

Engenheiro mecânico há quase uma década, Renato Passos indica cinco itens que merecem atenção no carro em caso de alto consumo de combustível.


Além disso, o engenheiro ressalta a importância das revisões periódicas.

— Carros revisados periodicamente gastam menos combustível e também acabam exigindo manutenções mais baratas ao longo do tempo. Apesar do custo da revisão ser relevante, com o tempo, o consumo de combustível mais baixo e a ausência de quebras inesperadas ajudam a equalizar a conta — afirma.


Confira:

Sistema de ignição

— Velas, cabo de vela e bobina(s) devem ser checados periodicamente. Diretamente responsáveis pela queima do combustível, em caso de problema em alguma dessas peças pode ocasionar maior consumo de combustível — explica.


Filtro de ar

— Outro item que pode influenciar no consumo de combustível é o filtro de ar, seja por sujeira ou por não ter a especificação correta para o carro. Com o fluxo de ar restrito, a injeção eletrônica coloca mais combustível para compensar a falta de ar e aumenta o consumo de combustível — diz.


Sonda Lambda

— Responsável por ler a queima de combustível e informar a injeção eletrônica sobre o funcionamento do carro, a sonda lambda é outra peça que pode aumentar o consumo de combustível. Em caso de leitura errônea, todo o sistema de injeção de combustível trabalha de forma errada e pode injetar mais combustível que o necessário para o carro se movimentar — afirma.


Pneus

— Muita gente nem lembra, mas os pneus podem aumentar, sim, o consumo de combustível. A dica está na calibragem. Com a quantidade errada de pressão nos pneus, o carro pode precisar fazer mais força para se movimentar por conta do arrasto extra dos pneus murchos. Ou seja, mantenha sempre os pneus calibrados de acordo com o manual do veículo — informa.


Itens desnecessários

— Sabe quando você enche o porta—malas de coisas e nunca se lembra de tirar? Saiba que o excesso de peso também pode contribuir para um consumo de combustível mais alto. Leve apenas o necessário para evitar esse tipo de situação — conclui. Por Auto Esporte

Posts Em Destaque
Posts Recentes