Por que motores modernos ainda consomem óleo?


Circulando por todo o motor, do cárter ao cabeçote e com função de lubrificar até mesmo o turbo, ainda é normal que o nível do óleo abaixe com o uso.

Ouvimos dois especialistas para esta resposta: Thiago Correa, da Mobil, e Gilberto Pose, da Raízen. O consumo do óleo se dá, principalmente, pela quantidade do produto que entra na câmara de combustão e é queimado junto com o combustível.


Esse fenômeno é normal e ocorre em todos os veículos, ainda que não seja desejável. De modo geral, motores mais modernos consomem menos óleo.


Além das características dos motores, porém, há outros fatores que podem contribuir para o consumo de óleo lubrificante como o uso do produto errado (que não atende as recomendações do fabricante); troca de óleo e filtro fora do período especificado; rodagem no trânsito intenso das cidades; o modo de condução esportivo (com acelerações mais bruscas) e até a finalidade de uso do veículo.

Por exemplo: dirigir com frequência em percursos curtos (de casa ao trabalho de casa à escola), situação em que o motor não tem tempo para atingir a temperatura ideal de trabalho. Além disso, os motores turbos consomem mais óleo em comparação aos motores aspirados.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square