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Carro usado: boas fotos dobram a chance de venda; veja 7 dicas.

Executivos da OLX, Mercado Livre e Webmotors têm um consenso: anúncios com muitas imagens e detalhes são um diferencial na hora de fechar o negócio




Está pensando em vender seu carro seminovo ou usado na internet? Ou já anunciou, mas não consegue fechar negócio? Aqui vai uma dica: capriche nas imagens. Tão importante quanto a conservação, descrição e histórico do veículo é a quantidade – e qualidade – das fotos que vão mostrar seu veículo a potenciais interessados.

Elas podem fazer toda diferença. “A inserção de fotos tem um grande peso, pois pode mais que dobrar as chances de vendas”, diz Flávio Passos, diretor de Autos da OLX, que permite incluir até 20 imagens em cada publicação.


Em outras plataformas não é diferente. “Quanto mais imagens a publicação tiver, menor é o tempo que o anúncio fica ativo na plataforma, ou seja, quanto mais fotos, menor o tempo para a venda: publicações com 14 ou 15 fotos vendem seus veículos quase 30% mais rápido”, afirma Luis Paulo dos Santos, diretor do Marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre, que recebe cerca de 300 mil anúncios por mês em seu site – sendo 80% de lojistas. “Em média, há 64% mais visitas nos anúncios com 14 ou mais imagens em relação aos com cinco fotos”, completa.


No WebMotors, que traz mais de 450 mil veículos no catálogo, 91% dos anúncios tem quatro fotos ou mais. “É possível verificar que os anúncios com mais imagens recebem 2,5 vezes mais propostas”, conta Rafael Constantinou, diretor de marketing do WebMotors, onde 76% dos veículos anunciados possuem valores entre R$ 30 mil a R$ 90 mil.


Mas também não é só quantidade. É necessário qualidade. “Anúncios com fotos bem feitas tem engajamento muito superior e a velocidade da venda é bem mais rápida”, aponta o diretor do Mercado Livre. “Inclua fotos que irão valorizar o seu anúncio, como central multimídia ou um painel digital, estado de conservação geral dos bancos, porta-malas, se o estepe não foi utilizado, e opcionais como teto solar e ajuste elétrico dos bancos, por exemplo", aconselha o executivo do Webmotors.


1. PROCURE MOSTRAR TODOS OS ÂNGULOS DO CARRO

Além da quantidade de fotos (quanto mais melhor), diversifique os ângulos e as posições do carro na imagem. Evite incluir fotos muito parecidas ou repetidas. Vale a criatividade de explorar ângulos favoráveis, como diagonal da frente, diagonal oposto da traseira, rodas e pneus, foto do painel e estado dos bancos, motor e acessórios no geral — Flávio Passos, diretor de Autos da plataforma OLX.

Anúncios com fotos de qualidade tem engajamento muito superior e a velocidade da venda é bem mais rápida. Quanto mais detalhes fizer, mais chances de converter a publicação em venda — Luis Paulo dos Santos, diretor do Marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre

Inclua fotos que irão valorizar o seu anúncio, como multimídia ou um painel digital, estado de conservação dos bancos revestidos de couro, porta-malas, se o estepe não foi utilizado, comandos posicionados nas portas (travas e vidros elétricos) ou no console central (freio de estacionamento elétrico), e opcionais como teto solar, ajuste elétrico dos bancos, por exemplo — Rafael Constantinou, diretor de marketing do Webmotors


2. INTERIOR

Fotos gerais do painel devem ser tiradas do banco de trás do veículo, de modo a mostrar o painel de forma mais panorâmica; depois, é possível mostrar detalhes, como câmbio, volante etc. Outra dica importante é fazer fotos de detalhes que mostram opcionais do carro, como ar-condicionado, central multimídia etc — Rafael Constantinou, diretor de marketing do Webmotors


3. LAVE O CARRO

Orientamos os anunciantes a fazerem uma lavagem completa antes de fotografar o veículo. Uma boa foto se faz com o carro limpo, tanto externamente, como no interior, com pretinho no pneu e aplicação de uma boa cera. Retire as coisas que porventura estejam guardadas no interior para facilitar as fotos e a exposição dos pontos positivos do interior — Rafael Constantinou, diretor de marketing do Webmotors


4. FAÇA FOTOS NO HORÁRIO E LUGAR CERTOS

A luz do dia é ideal para a imagem, mas é importante também observar os melhores horários. Para dias ensolarados, evite fotografar em momentos de muita incidência de Sol, entre 12h e 14h, pois luz demais pode prejudicar a imagem. Outra dica interessante é aproveitar o estacionamento de um shopping, por exemplo, que sempre tem o piso bem cuidado e uma boa iluminação, além de ser um espaço considerado mais seguro — Rafael Constantinou, diretor de Marketing do Webmotors

Fotos feitas durante o dia luz natural bem equilibrada para evitar reflexos. As fotos precisam trazer o carro em evidência então o fundo precisa ser o mais neutro possível. Se você coloca um fundo que chama mais atenção que o carro, você está perdendo oportunidade — Luis Paulo dos Santos, diretor do Marketplace de Veículos, Imóveis e Serviços do Mercado Livre.

Em vez de fotografar o carro em uma garagem fechada, com pouca iluminação, que tal procurar uma rua tranquila e bem iluminada para fazer as imagens? Nos casos de veículos com apelo esportivo, como as SUVs, por que não aproveitar aquela viagem para o interior e tirar alguma foto que demonstre a boa performance do veículo em ambiente mais rústico? — Flávio Passos, diretor de Autos da OLX


5. SEM PHOTOSHOP

Orientamos que as fotos precisam refletir o estado real do carro. Por isso, não recomendamos a utilização de editores de imagem para modificar o veículo — Rafael Constantinou, diretor de Marketing do Webmotors.

Vale destacar que a maior parte das visualizações dos anúncios ocorrem em celulares, portanto recomendamos evitar condensar muitas fotos em uma única imagem para que não fiquem pequenas na hora da visualização. É possível também melhorar a iluminação das fotos que saíram muito escuras, mas nossa dica é que o usuário não faça muitas alterações. Para o consumidor, a veracidade do anúncio faz toda a diferença, por isso, evite retocar ou usar filtros que mudem as características do veículo, como cor, tamanho e

proporção — Flávio Passos, diretor de Autos da OLX.


6. TRANSPARÊNCIA

É essencial deixar claro, por meio de fotos ou na descrição do veículo, qualquer não-conformidade, como um pequeno arranhão na lataria, uma mancha nos bancos ou qualquer outro ponto que mereça menção para que se mantenha a transparência no processo de negociação. Cada veículo carrega a sua história e é importante que o vendedor negocie de forma transparente e forneça as informações necessárias para a tomada de decisão do consumidor — Flávio Passos, diretor da OLX.


7. SEGURANÇA

Vale também salientar que as fotos não devem ser a única preocupação do anunciante. É sempre importante que ele esteja atento para fornecer as informações necessárias ao consumidor e também se mantenha alerta quanto à negociação, adotando práticas de segurança como ter atenção às formas de pagamento, preferir locais públicos para encontrar o comprador, pesquisar sobre o interessado e evitar negociações com terceiros ou com pessoas que se apresentem como intermediários da compra — Flavio Passos, diretor de Autos da OLX


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