Os itens do carro moderno que quase ninguém sabe usar (ou para que servem)

Certos equipamentos ainda perduram nos carros, enquanto outros são modernos, mas suas funcionalidades são questionáveis e até desconhecidas

Confesso: sou da época em que meu pai acendia o cigarro no carro, puxava a tampinha do cinzeiro e abria o quebra-vento do seu Fusca 1500 ano 1972 para dar suas tragadas.

Pois é, o tempo passou, o cigarro se tornou um dos principais inimigos da sociedade, o quebra-vento foi aposentado, mas ainda tem carro por aí que é vendido com… cinzeiro. Outros automóveis vão além cinzeiro. Outros automóveis vão além: ainda mantêm o isqueiro.

E esses são só dois exemplos de itens defasados que ainda são encontrados nos veículos por aí. Só que, ao mesmo tempo, tem carro que adota equipamentos modernos, mas cuja aplicação não só é questionável, como beira o supérfluo. Reunimos alguns destes itens (inusitados ou não) dispensáveis que ainda são encontrados em modelos zero-km.

Confessa aí também: quantas vezes você já usou o comando de voz da sua central multimídia ou o sistema de estacionamento automático do seu “carango”?

Aquecimento dos bancos

É útil em países com invernos rigorosos. Tanto que a esmagadora maioria dos carros com o dispositivo é importada. No nosso país tropical, o motorista vai ligar o sistema em poucos lugares e, talvez, em raríssimas ocasiões. Ou então vai deixar o banco do passageiro quente para fazer uma “picardia” com o carona em pleno verão.

Faróis de neblina

Beleza, até tem serração em muitas estradas do país. Mas quantas vezes você lembrou de ligar os faróis ou lanternas de neblina?

E olha que essas luzes são importantes para aumentar o foco de iluminação no piso o mais próximo do carro (no caso do conjunto dianteiro) e para reforçar a sinalização para os demais motoristas (no caso da lente traseira).

Acaba que a maioria usa os instrumentos de neblina de forma..''estética''.

Os carros mais modernos só permitem acionar as luzes com os faróis baixos acesos, mas muita gente

ainda usa essas luzes auxiliares em conjunto com a lanterna acesa, à noite.

E aqui vale o alerta: andar só com lanterna à noite ou com a neblina ligada sem necessidade constituem infração grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

Isqueiro e cinzeiro

Além do cigarro ser prejudicial à saúde, fumar dentro do veículo deixa a cabine com mau cheiro. Tanto que, mesmo antigamente, os próprios motoristas fumantes evitavam depositar as cinzas nos cinzeiros. Mesmo assim, tem muito carro zero-km que ainda vem com a peça. Os mais práticos e inteligentes são em forma de recipientes removíveis para serem limpos regularmente – e que servem também como uma pequena lixeirinha.

Já os isqueiros persistem em pouquíssimos veículos. Modelos da JAC ainda o têm, assim como o Dodge Journey. E como o acendedor de cigarros era acionado dentro da tomada 12V, muitos e-commerces também vendem a peça.

Estacionamento semiautomático

Também conhecido como Park Assist, foi um dos primeiros dispositivos de condução semiautônoma a ser oferecido. Ainda causa espanto e admiração em muitos que veem aquele volante girar para lá e para cá enquanto você dosa o pedal do freio e o carro entra na vaga.

Mas, no mundo real, já tentou fazer isso em uma rua apertada? Pois é, o sistema demanda tempo. Você tem de ver a vaga, acionar a seta, ativar o dispositivo, parar à frente do espaço e engatar a ré para que o equipamento faça a baliza – o que não é imediato, tampouco rápido.

A turma atrás de você no engarrafamento vai soltar impropérios contra seus ascendentes mais antigos.

Aletas no volante

Essa é polêmica. Nós costumamos lamentar, em nossos testes e avaliações, que tal versão automática “deve aletas para mudanças de marcha no volante”. Indiscutivelmente, o equipamento faz você interagir melhor com o carro. Além de ser útil para tentar tirar o melhor da conjunto motor/transmissão. Especialmente nos problemáticos modelos com câmbio automatizado de embreagem simples (Easytronic, i-Motion, Dualogic…).

O que acontece é que pouca gente usa o recurso – seja no volante, seja na alavanca do câmbio. Muito menos quando a função está em pequenas teclas no pomo da alavanca, caso de modelos da Chevrolet e Ford.

Por: Quatro Rodas

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