Correio Técnico: a temperatura do ar-condicionado influencia o consumo?

A temperatura do ar-condicionado influencia no consumo de combustível? – Walkiria, Salvador (BA).

Para economizar combustível de uma forma geral, o veículo deve ser sempre conduzido utilizando as marchas corretas. Se sua preocupação for com a economia máxima e não com a segurança e conforto, não há truque mágico: desligue o ar-condicionado.

Isso porque na maioria dos carros não há diferença perceptível em consumo ou potência ao se mexer na temperatura ou na velocidade do ventilador.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Ao elevar a temperatura, altera-se só a proporção da mistura do ar quente (que vai para a cabine após entrar em contato com o motor a combustão) com o ar frio (que é refrigerado pelo sistema de ar-condicionado).

Neste cenário, o compressor – responsável pelo aumento (pequeno) do consumo – continuará funcionando, exigindo a mesma carga de força produzida pelo motor.

No caso dos sistemas automáticos, em alguns modelos, selecionar a opção Auto pode fazer com que o compressor seja desacoplado momentaneamente quando a temperatura ideal é atingida. A diferença no consumo, porém, é desprezível.

A regra só não vale para carros com compressor de ar-condicionado com deslocamento variável usado, por exemplo, em carros da Peugeot e Citroën. Neste caso, ele adaptará o volume de gás comprimido à necessidade do sistema de ar-condicionado. Na prática, funciona como os aparelhos inverter residenciais.

Isso evita ficar ligando e desligando o compressor, otimiza a estabilidade da temperatura e acaba reduzindo o consumo de combustível.

Por: Quatro Rodas


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Deltabat Baterias

 

Loja 1

Av. Dr Alberto Sarmento, 772

Bonfim - Campinas - SP

Tel (19) 3243-3746

Loja 2

Rua Plínio Pereira Neves, 155

Vila Marieta - Campinas - SP

Tel (19) 3236-2516