7 dicas de manutenção de carros usados que você precisa conhecer


Ter um carro usado deixou de ser sinônimo de andar com um veículo velho e caindo aos pedaços. Com o valor dos automóveis novos na estratosfera por causa da crise econômica, está mais em conta buscar um modelo usado e bem conservado do que comprar um zero-quilômetro.

A manutenção do veículo usado garante a segurança do motorista, bom desempenho e uma relevante economia de dinheiro. Para que você saiba como cuidar do seu automóvel da melhor forma possível, nós separamos 7 dicas de manutenção de carros usados que você precisa conhecer.

1. Faça o alinhamento e o balanceamento

Realizar o alinhamento e o balanceamento do veículo é essencial para que os pneus e os componentes da suspensão tenham maior vida útil. O alinhamento é importante para a correção daquele problema de direção que ocorre quando o carro não consegue andar em linha reta, puxando sempre para um dos lados.

Já o balanceamento é feito no conjunto de rodas e pneus, tendo como objetivo evitar as trepidações do veículo em velocidades superiores a 60 km/h, reduzir o desgaste dos pneus, além de garantir a capacidade de frenagem e diminuição dos distúrbios de direção.

2. Programe o rodízio de pneus

No rodízio de pneus ocorre a troca da posição desses equipamentos de acordo com o modelo, tipo e tração do veículo. O rodízio é importante porque faz com que os pneus sejam desgastados de maneira uniforme. Essa manutenção assegura que cada pneu passe por todas as posições de montagem, garantindo assim o equilíbrio do uso.

3. Verifique as pastilhas de freio

É recomendado fazer a revisão e a manutenção das pastilhas de freio do carro a cada 5 mil quilômetros. Elas são as responsáveis pela eficiência da frenagem do seu automóvel.

Um dos sinais mais claros para o motorista de que as pastilhas de freio estão desgastadas é um barulho bem agudo quando você aciona o freio do veículo. Fique atento a isso!

4. Faça a manutenção das palhetas limpadoras

Pode parecer bobagem, mas muitos motoristas simplesmente esquecem de fazer a manutenção das palhetas limpadoras de para-brisa e vidro traseiro. O clima mais quente costuma ressecar a borracha delas e quando as estações chuvosas chegam, as palhetas deixam de funcionar com perfeição.

A não substituição das palhetas limpadoras pode ocasionar riscos nos vidros e excesso de barulho quando estiverem em funcionamento.

5. Revise a correia dentada

A correia dentada liga o eixo comando das válvulas ao virabrequim do motor. Ela é responsável por sincronizar essas duas partes do motor do veículo e assim garantir que as válvulas de admissão e de escapamento possam abrir e fechar nos momentos exatos em que são acionadas.

A correia dentada deve ser revisada a cada 6 meses, ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Quando essa correia quebra durante o funcionamento do motor, ela pode causar prejuízos nos demais componentes, como o cabeçote, as válvulas e os pistões.

6. Substitua o óleo de motor e os filtros

O óleo lubrificante de motor do seu automóvel deve ser substituído de acordo com as recomendações do fabricante ou a cada vez que ele estiver no nível inferior ao mínimo recomendado.

Essa substituição deve ser feita por um profissional especializado, pois, além dos procedimentos de troca, o óleo que serve para um modelo de carro pode não servir para os demais. O filtro, que possui uma função similar ao de um coador de café, também deve ser substituído quando você trocar o óleo do veículo.

7. Substitua as velas com regularidade

Responsáveis pelo bom funcionamento do motor, as velas devem ser substituídas de acordo com as recomendações do fabricante do seu automóvel. Nunca espere que elas demonstrem mau funcionamento, pois, mesmo que estejam quebradas, tudo pode parecer normal e as perdas surgirão com o passar do tempo. Siga as recomendações e substitua as velas sempre que for recomendado.

A manutenção de carros usados é muito importante para que você dirija em segurança e, ao mesmo tempo, consiga prolongar a vida útil do seu automóvel, economizar dinheiro e ter o seu veículo funcionando em perfeitas condições.

Além disso, manter o veículo em ótimas condições, maximiza a sua aceitação e valoração na hora de cotar um seguro.

Para veículos usados, principalmente para os com mais de 10 anos de uso, geralmente as seguradoras costumam recusar sua aceitação ou até mesmo majorar a sua cotação de seguro, e para estas ocasiões, existe a opção de um seguro alternativo, mais barato que o seguro completo, muito utilizado para estes perfis de veículos.

Por: Blog Shuai

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Deltabat Baterias

 

Loja 1

Av. Dr Alberto Sarmento, 772

Bonfim - Campinas - SP

Tel (19) 3243-3746

Loja 2

Rua Plínio Pereira Neves, 155

Vila Marieta - Campinas - SP

Tel (19) 3236-2516