top of page

COMO FAZER A LAVAGEM A SECO DO CARRO EM CASA?

Além de ajudar o meio ambiente, ela pode ser mais eficiente e barata do que você imagina. Mas cuidado para não danificar a pintura

Diante dos problemas de abastecimento de água que afetaram várias cidades brasileiras nos últimos anos, a lavagem a seco de automóveis tornou-se uma opção mais do que válida para ajudar o meio ambiente. A lavagem convencional de um automóvel pode gastar mais de 500 litros de água, dependendo do seu tamanho e o processo empregado, enquanto o processo a seco utiiza menos de um litro.

A lavagem a seco também pode ajudar você a economizar tempo e dinheiro - e não tem muitos segredos. Para começar, são três itens essenciais para adquirir: o shampoo para lavagem a seco (também conhecido como flotador), panos de microfibra e um borrifador.

Como aplicar O shampoo para lavagem a seco deve ser misturado com um pouco de água, observando a proporção indicada pelo fabricante do produto. “Normalmente, para carros pequenos e médios basta diluir o produto em 350 ml de água. Para veículos grandes é possível diluir em 500 ml”, explica Renato Gouvêa, diretor de treinamento da RGolden, escola de cursos automotivos.

A primeira etapa do processo irá remover a sujeira acumulada no veículo. Com o borrifador, aplique a solução diretamente nas partes do veículo e, depois, retire a camada que se formou do produto com a sujeira usando o pano de microfibra. Faça apenas movimentos horizontais ou verticais, em sentido único. Não faça movimentos circulares ou de vai e vem - isso fará com que a sujeira risque a pintura.

Após aplicar e limpar cada peça, use outra dobra do pano e continue revezando até utilizar todos os lados do pano. “Se dobrado em quatro, é possível utilizar o mesmo microfibra oito vezes”, diz Gouvêa. Não reutilize o pano de uma parte anterior, pois é grande a chance de riscar a pintura.

Devido à grande quantidade de sujeira acumulada, rodas sempre devem sempre ficar por último.

Depois que todo o carro estiver limpo, parta para a segunda etapa, que vai dar o acabamento estético e o tão desejado brilho na carroceria. Aplique novamente a solução sobre as partes limpas e, com um outro pano de microfibra, faça movimentos circulares.

Tabus Ao contrário do que muita gente pensa, se executada corretamente a lavagem a seco não danifica a pintura. “Isso não passa de um mito. No lava-rápido, a chance de riscar o carro é muito maior”, comenta William Marques, proprietário da empresa Lave Mais Limpeza a Seco. “A situação ficou pior agora que esses estabelecimentos são obrigados a utilizar água de reuso, pois as impurezas não são retiradas - e são justamente elas que causam os riscos.”

No entanto, se você já ouviu dizer que a lavagem a seco não se aplica a veículos com muita sujeira acumulada, isso é verdade - exatamente porque, se houver sujeira em excesso, a pintura será riscada. “A limpeza a seco é indicada apenas para baixa e média sujidade”, diz Gouvêa, da RGolden. Mas, por outro lado, o processo é rápido. “São apenas cerca de 30 minutos para lavar todo o carro”. Praticamente o mesmo tempo de uma lavagem convencional, mas com menos bagunça e economizando muitos litros de água.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page