COMO LIMPAR E DAR BRILHO NO INTERIOR DO CARRO?

Saiba como limpar a cabine do carro e deixá-la com aparência de novo

Nem sempre levar o carro no lava-rápido é sinônimo de deixá-lo com a aparência de novo. Às vezes, para deixar o interior do carro limpinho e brilhante é preciso um pouco mais de cuidado e dedicação. Mas não é preciso gastar muito com isso. No geral, sabão neutro, esponja macia, escovas, pincéis e aspirador resolvem.

O procedimento é rápido e não requer muita prática, de acordo com Renato Gouvêa, diretor de treinamento do curso de higienização automotiva da Rgolden Cursos Automotivos."O grande erro da maioria dos lava-rápidos é usar produtos muito alcalinos (ácidos)", explica. "Eles até removem a sujeira e deixam uma aparência bonita, mas com o tempo acabam danificando o acabamento", afirma o especialista.

Com essa dica em mente, saiba que não existe muito segredo para limpar o interior do veículo, basta seguir os seguintes passos:

Limpeza

Comece aspirando toda a cabine - incluindo portas, painel e tapetes. Depois, utilize uma pequena escova (com cerdas macias) ou pincel para limpar as frestas de acesso mais difícil, além das saídas de ventilação/ar-condicionado. Em seguida, limpe o painel com sabão neutro, utilizando uma esponja limpa e macia e seque com pano.

Silicone

Com a superfície do painel bem seca, aplique o silicone com um tecido de microfibra, mas não exagere na quantidade do produto, pois isso pode manchar o painel ou as demais partes da cabine. "Retire o excesso com movimentos circulares, pois isso vai proporcionar o aspecto de novo ao painel. É preciso ter cuidado redobrado com volante, pedais e manopla de câmbio, já que essas partes não podem ficar escorregadias, por questão de segurança", lembra Gouvêa. De acordo com o profissional, alguns produtos - que podem custar de R$ 10 a R$ 40 - dispõem de proteção UV (ultravioleta) e são recomendados para carros que ficam estacionados sob o sol, pois além de dar brilho, protegem as peças expostas à radiação.

Outra observação importante é que não se deve utilizar silicone em partes externas, já que o efeito pode ser o contrário do desejado. Para esses componentes, o correto é utilizar produtos específicos, encontrados em lojas de autopeças.

Vidros

Papel toalha levemente umedecido com álcool é o suficiente para garantir a melhor visibilidade. Em seguida, use outro pedaço de papel toalha para garantir que o vidro esteja bem seco.

Atenção: não deixe o papel muito molhado, para evitar que ele se despedace durante a operação, e também evite tecidos como flanela ou estopa, que soltam fiapos. No vidro traseiro, fique atento para não danificar os filamentos do desembaçador.

Multimídia

Jamais passe silicone na tela da central multimídia ou do sistema de som, pois isso formará uma película superficial que vai deixar o aspecto engordurado e desagradável, além de prejudicar o funcionamento das telas sensíveis ao toque. O melhor é usar apenas um tecido de microfibra úmido. Consulte o manual do proprietário do veículo (ou do equipamento) para conferir se existe algum produto recomendado.

Por: Revista Auto Esporte

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Deltabat Baterias

 

Loja 1

Av. Dr Alberto Sarmento, 772

Bonfim - Campinas - SP

Tel (19) 3243-3746

Loja 2

Rua Plínio Pereira Neves, 155

Vila Marieta - Campinas - SP

Tel (19) 3236-2516