Correio Técnico: calibrar os pneus em piso inclinado muda a pressão deles?


Não, e por um motivo muito simples. “A inclinação altera a carga incidente sobre o conjunto. Isso vai mudar a deformação do pneu, o que irá alterar a área de contato com o solo, mas a pressão interna não muda”, fala José Carlos Quadrelli, gerente geral de engenharia de vendas da Bridgestone do Brasil.

Por outro lado, o que altera (e muito) a pressão dos pneus é a temperatura dos compostos– e, consequentemente, do ar dentro dele. Quanto mais quente, maior a pressão — como ocorre em um balão.

Quando isso acontece, o calibrador do posto ou borracharia pode até murchar o pneu, ao invés de enchê-lo corretamente.

Por isso, recomenda-se que a calibragem seja feita em um local próximo de onde o automóvel ficou estacionado por um período prolongado de tempo.

Uma solução para diminuir a alteração da pressão conforme a temperatura é trocar o ar comprimido por nitrogênio. Esse gás tem menor alteração de volume por temperatura, e, de quebra, não possui água, eliminando o acúmulo de umidade dentro do pneu e nas válvulas.

Nos carros, porém, o uso do nitrogênio só vale a pena para modelos que ficam muito tempo parado, como em veículos clássicos.

Por: Quatro Rodas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Deltabat Baterias

 

Loja 1

Av. Dr Alberto Sarmento, 772

Bonfim - Campinas - SP

Tel (19) 3243-3746

Loja 2

Rua Plínio Pereira Neves, 155

Vila Marieta - Campinas - SP

Tel (19) 3236-2516