COMO GARANTIR ENERGIA DE SOBRA NA BATERIA DO SEU CARRO


COM CUIDADOS SIMPLES, A BATERIA DO CARRO PODE DURAR MUITO MAIS!

A bateria do carro até pode apresentar uma falha, especialmente depois de alguns anos de uso, mas saiba que ela é mais um indicador de problemas do que uma fonte deles. Isso ocorre porque ela é apenas um simples acumulador de energia.

Quando o automóvel está com o motor ligado, a eletricidade vem do alternador. Se essa peça está com alguma avaria, não carrega a bateria adequadamente ou provoca sua sobrecarga, causando danos. Nas baterias modernas, seladas e sem manutenção, isso é ainda mais verdadeiro.

Porém, há formas de assegurar que ela dure mais tempo. Especialistas estimam que sua vida útil é de dois a três anos, em média, podendo chegar até mais longe.

Para saber o que fazer para conservá-la sempre em bom estado, pedimos as dicas para Antônio Gaspar de Oliveira, diretor do Sindirepa-SP (sindicato das oficinas independentes de São Paulo).

Revise o sistema elétrico

Se ele tiver algum problema, é a bateria que sofre. E a solução pode ser simples, como a correia frouxa. A revisão também protege itens importantes, como a central de injeção. Peça a inspeção sempre que deixar o carro na revisão anual. Luzes que variam de intensidade com a aceleração ou dificuldades na partida podem ser sinais de falhas no sistema.

Desligue todos os componentes elétricos e eletrônicos antes de ligar o motor

A partida é o momento que mais exige da bateria. Quanto mais equipamentos ela tiver de alimentar, maior será a exigência. Depois que o motor estiver funcionando, ligue o que precisar: rádio, ar-condicionado, faróis…

Se o carro for ficar parado por mais de 15 dias…

Peça a alguém para ligar o motor. O certo é fazê-lo no mínimo a cada 15 dias (o ideal é toda semana), para que o consumo de energia de itens como som, central da injeção e alarme não descarregue a bateria. Não parece, mas esses são equipamentos que nunca desligam. Aliás, é por isso mesmo que não se deve desconectar a bateria de carros modernos ou de luxo. Se ela for desativada, eles podem perder codificações que só a concessionária pode recuperar.

Evite instalar acessórios não originais no carro

Não só pela complexidade dos sistemas elétricos atuais, mas também por conta do consumo de energia que eles podem representar. A amperagem da bateria original pode não ser suficiente. Exigir mais do que ela pode entregar é certeza de diminuição do seu tempo de vida útil.

Acionar as luzes, inclusive internas, ou ligar o rádio e outros sistemas com o motor desligado…

É mau negócio. Assim, a energia sai toda da bateria – o correto seria vir do alternador. Essa descarga acaba desgastando a bateria e reduzindo sua durabilidade.

Se o carro está demorando mais para dar a partida…

Cuidado para não insistir demais. Além de forçar o motor de arranque, desgasta muito a bateria. A demora pode indicar algo mais grave, especialmente se não houver uma queda de temperatura que justifique a demora na ignição.

A bateria convive mal com o calor

Quanto mais quente for o ambiente em que ela vai trabalhar, menor sua durabilidade. É mais um motivo para estacionar o automóvel sempre em local protegido do sol.

Por Quatro Rodas

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Deltabat Baterias

 

Loja 1

Av. Dr Alberto Sarmento, 772

Bonfim - Campinas - SP

Tel (19) 3243-3746

Loja 2

Rua Plínio Pereira Neves, 155

Vila Marieta - Campinas - SP

Tel (19) 3236-2516